Conceitos e Reflexões Sobre Tecnologia Educacional (Tajras, S.F.)
O texto “debatido” em sala de aula tem como objetivos:
· Conceituar os termos “técnicas” e “tecnologia educacional”;
· Expor a visão tecnicista e apocalíptica quanto à utilização de tecnologias na sociedade;
· Relacionar as principais diferenças entre o computador e os diversos recursos tecnológicos existentes e utilizados no ambiente educacional.
O termo tecnologia vai muito além de meros equipamentos. Ela permeia em toda a nossa vida, inclusive em questões não tangíveis. Classifica as tecnologias em três grandes grupos: Tecnologias físicas, ou seja, é inovações de instrumentais físicos, tais como livro, aparelho celular, computadores. Tecnologias organizadoras são as formas de como nos relacionamos com o mundo. Tecnologias simbólicas estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde a iniciação dos idiomas escritos e falados à forma como as pessoas se comunicam.
A tecnologia educacional está relacionada a pratica do ensino baseado nas teorias das comunicações e dos novos aprimoramentos tecnológicos (informática, TV, impressos). “O inicio do uso da tecnologia educacional teve um enfoque bastante tecnicista, prevalecendo sempre como mais importante a utilização em especifico do instrumento sem a real avaliação do seu impacto no meio cognitivo e social. A tecnologia Educacional era caracterizada pela possibilidade de utilizar instrumentos sempre visando à racionalização dos recursos humanos e, de forma mais ampla, à prática educativa.” (Tajras, 2001:45)
De acordo com a autora para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:
Verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação;
Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas. Como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos;
Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.
O importante, ao utilizar um dos recursos tecnológicos à disposição das práticas pedagógicas, é questionar o objetivo que se quer atingir, avaliando sempre as virtudes e limitações de tais recursos.
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