terça-feira, 17 de novembro de 2009

O USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO - APRENDIZAGEM

(COSCARELLE, Carla Viana)

A pressão em relação ao uso da informática se faz cada vez mais evidente em todas as áreas, e isso não é diferente na educação. A todo o momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumental para o ensino-aprendizagem estará fora do mercado de trabalho. Mas quais os resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem? Os alunos realmente aprendem mais e melhor, quando fazem uso da informática?Que conceito de aprendizagem está por trás dos programas educativos? Essas são algumas questões que ainda não têm recebido a atenção que merecem.

A multimídia, em especial, tem sido a grande promessa de uma nova revolução no ensino. Muito se fala a respeito disso, mas pouco se comprova em termos da eficácia desse instrumental em situações de ensino-aprendizagem. Muita pesquisa ainda precisa ser feita, buscando informações novas a respeito da influência da multimídia na aprendizagem, para que se possa, futuramente, explorar esse recurso da melhor maneira possível com fins educacionais. Contudo, uma idéia já é ponto pacifico entre as pessoas que lidam com informática na educação: a informática,assim como qualquer outro instrumental que possa ser usado em situações de ensino – aprendizagem, depende do uso que se faz dela. Não se podem esperar milagres das novas tecnologias.

As Contribuições Possíveis para a Aprendizagem:

Muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais; As novas tecnologias estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; O uso das novas tecnologias promove cooperação entre estudantes.

As Contribuições Possíveis para a Função do Professor:

Se o potencial das novas tecnologias estiver sendo explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas tradicionais; Professores começam a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisa; Por possibilitar rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas que o aluno encontrou ,com aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.

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