terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Seminário On line: Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula?//Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA

(Marcos T.Masetto)

O autor propõe “discutir” o uso da tecnologia como mediação pedagógica. Por novas tecnologias em educação, é considerado o uso da Internet, do CD-ROM, da multimídia, de ferramentas para educação a distância como chats, grupos ou listas de discussão, etc. Essas novas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação em sua forma presencial e também para o processo de aprendizagem a distância.

Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica. Tendo o processo de avaliação como motivador da aprendizagem, são necessários alguns pontos básicos:

· Recolocar o processo de avaliação, considerando como um processo integrado ao processo de aprendizagem;

· Alterar a cultura dos alunos e a prática dos professores que se relacionam com a avaliação como meio de se obter ou de se dar uma nota para passar, e que nem sempre está relacionado com a aprendizagem a ser adquirida;

· O importante é que se veja a avaliação como um processo de feedback ou de retroalimentação que traga ao aprendiz informações necessárias, oportunas e no momento em que ele precisa para que desenvolva sua aprendizagem; etc.

O professor como mediador pedagógico, deve desenvolver algumas características:

1. Num processo de ensino, estará mais voltado para a aprendizagem do aluno, assumindo que o aprendiz é o centro desse processo e em função dele e de seu desenvolvimento é que precisara definir e planejar as ações.

2. Professor e aluno constituem-se como célula básica do desenvolvimento da aprendizagem, por meio de uma ação conjunta, ou de ações conjuntas em direção à aprendizagem; de relações para se colocar no lugar do outro seja no momento de dúvidas, erros, seja nos momentos de avanço e de sucesso.

3. Co - responsabilidade e parcerias são atitudes básicas incluindo o planejamento das atividades, sua realização e avaliação.

4. Consideração do aluno como adulto ,quando nos encontramos no ensino superior.É preciso criar um clima de mútuo respeito para com todos os participantes ,dar ênfase em estratégias cooperativas de aprendizagem.

5. Domínio profundo de sua área de conhecimento, demonstrando competência atualizada quanto às informações e aos assuntos afetos a essa área, para que não se valoriza apenas uma perspectiva metodológica a ser empregada ou uma atitude que venha a cair no vazio.

6. Criatividade, como uma atitude alerta para buscar, com o aluno, soluções para situações novas e inesperadas, e ter presente que cada aluno é um aluno, diferente do outro.

7. Disponibilidade para diálogo. Com as novas tecnologias, o diálogo tornar-se-á muito mais freqüente e contínuo, com outra dimensão de espaço e tempo.

8. Subjetividade e individualidade.

9. Comunicação e expressão em função da aprendizagem, no uso das novas tecnologias.

Na prática, acontecerá essa mediação pela expressão e comunicação. Excepcionalmente para transmitir informações; mais comumente para dialogar e trocar experiências; para debater dúvidas e lançar perguntas orientadoras; para motivar o aprendiz e orientá-lo nas carências técnicas ou científicas; para propor desafios reflexões e situações-problema; para ajudar o aprendiz a comandar a máquina.

Um comentário:

  1. Oi Priscila, lamento ter perdido o outro blog.
    Bom sobre a proprosta do seminário online, te pergunto: pq é importante mediar usando a tecnologia?
    abs.

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